sexta-feira, 19 de outubro de 2007

1 SUCESSÃO

Ministração do R12
Bispo Marcelo Amorim
Data: 17/10/2007

Texto: II Reis 2:2-8
A posição de sucessão que é determinada sobre a nossa vida é para que tenhamos um tempo de crescimento, que envolve etapas para que possamos alcançar o amadurecimento, o cumprimento da promessa. Temos na sucessão tempos determinados pelo Senhor para nosso crescimento e desenvolvimento, sem os quais não estaríamos prontos para a continuidade da obra.

São 5 tempos apostólicos que vemos nesse texto e que vamos repartir nessas semanas:

1º Tempo é GILGAL
Gilgal é um local que está intimamente associado com a idéia da relação especial de Israel com Deus. Gilgal é um local relacionado com um momento em que o povo teve uma relação íntima com o Senhor, ali eles foram marcados. Nós também temos de ter marcas em nossa vida, em nossa caminhada de sucessão.

O tempo em Gilgal representa:

1. O memorial do Senhor - Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20). O povo viu as águas se abrirem diante deles. Foram marcados e ergueram um memorial ao Senhor, um altar. As primeiras experiências que temos com o Senhor, a nossa conversão, o batismo, o nossa consciência de nosso chamado, enfim, são divisores de águas em nossas vidas, são um memorial.

2. Tirar o opróbrio do pecado - No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta no Egito (Josué 5:1-9). Precisamos ter a consciência de que o opróbrio foi retirado de nossas vidas, há uma ruptura com o pecado, um corte por conta de nossa escolha em seguir ao Senhor. É a circuncisão espiritual que acontece em nossas vidas. É um tempo de consciência da minha autoridade espiritual diante do meu chamado e da minha caminhada com Deus. São marcas em nosso espírito. O povo foi marcado naquele momento. Temos uma marca, uma circuncisão espiritual por sermos livres do pecado.

3. Celebrar a Páscoa - O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10). Referencial de festa e de alegria. Temos a conversão, a consciência do chamado, a condição de estamos separados do pecado. Temos, assim, motivos para celebrar esta verdade para vivermos a novidade espiritual. Assim como o povo deixou de comer o maná e passou a comer da novidade da terra, temos motivos para celebrar. Em cada Ceia, por exemplo, temos uma novidade de Palavra e revelações do Senhor para as nossas vidas.

4. Ver a promessa cumprida - E mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhe havia dado (Josué 14:06). A divisão da terra foi outorgada. É tempo de entender a promessa do chamado, da eleição espiritual sobre a nossa vida. Tempo de ver e viver as promessas do nosso chamado.

5. Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas. Gilgal era um lugar de firmar aliança. Lugar de formar profetas. Temos a consciência e o entendimento daquilo que Deus colocou em nossas vidas para exercemos ministerialmente, é o marco da nossa constituição. Eliseu naquele momento entendeu o seu chamado, que agora era um profeta. Quando temos entendimento da nossa aliança, do nosso chamado, seguimos a nossa caminhada. Eliseu tinha consciência de seu chamado.

Nenhum comentário: