sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O ANEL DA AUTORIDADE



ESTUDO SOBRE O ANEL DE AUTORIDADE

1) CONTEXTO HISTÓRICO - ANEL - do grego daktúlios, palavra que se origina do termo grego que significa “dedo”. Anéis eram usados desde a antiguidade mais remota, conforme os arqueólogos têm descoberto entre os assírios, os babilônios e os egípcios. Provavelmente, os patriarcas do povo de Israel também os usassem.

Usualmente os anéis eram confeccionados em ouro ou prata, embora também houvesse anéis de bronze. Os anéis de selar, sua forma mais primitiva, podem ter sido usados a principio como substitutos do cordão de pôr no pescoço, onde ficava pendurado o selo.

Gênesis 38:18 – “Respondeu ele: Que penhor te darei? Ela disse: O teu selo, o teu cordão e o cajado que seguras.”

Os egípcios, que usavam muitos anéis, usavam-nos nos dedos. Posteriormente, os israelitas usavam o anel de selar em algum dedo da mão direita.

Jeremias 22:24 – “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, eu dali o arrancaria.” Os selos, esculpidos em uma chapa no anel, representavam certa variedade de emblemas, como um leão, um touro, um escaravelho, um crocodilo, além de vários emblemas reais. O anel de selar era usado para selar (equivalente à moderna assinatura) vários acordos, especialmente no caso de contratos matrimoniais.

2) SIMBOLOGIA DOS ANÉIS- O rei Assuero entregou o seu anel de autoridade a Mordecai pela sua lealdade e confiança; Ester 8:2 – “Tirou o rei o seu anel, que tinha tomado a Hamã, e o deu a Mordecai. E Ester pôs a Mordecai por superintendente da casa de Hamã.”

- Faraó deu um desses anéis de selar a José, como símbolo de autoridade - Gênesis 41:42 – “Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.”

- O filho pródigo, da parábola de Jesus, recebeu um anel de seu pai, como símbolo de dignidade e honra;Lucas 15:22 – “O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;”

- Jó recebeu de cada um de seus amigos um anel de ouro, como símbolo da benção que estava sobre sua vida; Jó 42:11 – “Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.”

3) O ANEL DE AUTORIDADE NA IGREJA APOSTÓLICA - O anel que recebemos carrega símbolos espirituais poderosos:

3.1) O Alfa e o Ômega - Apocalipse 1:8 – ”Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.” As letras gregas alfa e ômega representam Jesus Cristo e a nossa aliança com Ele. Através da história, vemos que os anéis têm sido usados na cerimônia de casamento religioso ou civil, por diversas culturas. Os noivos colocam nos dedos os anéis simbolizando assim a união matrimonial. A princípio o anel era visto como um "certificado" da compra da noiva e também servia como aviso a outros pretendentes de que ela já não estava mais disponível. Nós somos a Igreja de Cristo, a Noiva do Senhor comprada pelo sangue do Cordeiro. Precisamos ter consciência do quão importante é no mundo espiritual possuirmos o anel de autoridade que recebemos no ato da unção. Ele não é um simples adorno, mas a marca espiritual da nossa aliança com Cristo e da nossa aliança com a visão apostólica da Igreja Renascer em Cristo.

3.2) A letra R - Atos 26:19 – “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial” Representa a nossa aliança com a Visão Renascer, com a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, e nossa submissão à cobertura espiritual do Apóstolo Estevam Hernandes. Aquele que recebe o anel de autoridade tem que ter consciência do seu chamado, e das implicações de abandoná-lo ou voltar atrás.

Não temos o direito de sair da Igreja porque o chamado e a unção não nos pertencem, mas nos foram dados pelo Senhor. Ter uma aliança implica em ir às últimas conseqüências, resistindo na luta contra o pecado até o sangue, na certeza de que a maior autoridade que há sobre a terra é a Igreja Apostólica. Hebreus 12:4 – “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.”

3.3) A pomba - Mateus 3:16 – “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.”Jesus após o batismo recebeu poder e autoridade para realizar a obra, assim também nosso anel significa reconhecimento e autoridade no mundo espiritual. Representa também o selo, a unção e o poder do Espírito Santo de Deus derramado sobre as nossas vidas. A capacitação sobrenatural para realizarmos e cumprirmos o nosso chamado.

3.4) Os materiais para confecção - I Coríntios 3:12 e 13 – “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.”

Os elementos do qual são feitos os nossos anéis de autoridade também tem um poderoso significado, visto que temos edificado ao Senhor uma obra, que provada pelo fogo, permanece para sempre. Por isso o Espírito Santo deu ao apóstolo a direção para que os anéis fossem feitos na seguinte composição:

Diáconos – bronze
Presbíteros – prata
Pastores – ouro
Bispo Auxiliar – ouro e dois brilhantes
Bispo Primaz – ouro e três brilhantes
Apóstolo – ouro e quatro brilhantes

4) ORIENTAÇÕES GERAIS - Jamais podemos fazer do anel simplesmente um objeto, ou aleatoriamente tomar atitudes que possam ferir o Espírito Santo de Deus, tais como, penhorá-lo, trocá-lo, vendê-lo ou negociá-lo. Atitudes assim não se justificam no mundo espiritual, mesmo diante de qualquer dificuldade pessoal enfrentada. O valor que o inimigo usa para corromper os servos de Deus é o dinheiro, basta lembrarmos o que aconteceu com Geazi, Judas e Ananias e Safira.Usar o anel de autoridade é algo tão sério no mundo espiritual, que segundo a palavra apostólica, aqueles que não o possuem encontram-se desabilitados para o exercício do seu ministério.

O anel é o símbolo materializado da autoridade, da unção e do poder do mover apostólico. A mesma que os demônios reconheciam em Paulo, mas não nos filhos do sacerdote Ceva, e por isso prevaleceram contra eles. Atos 19:15 e 16 – "Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa".

A visão apostólica é uma visão de amor. Não podemos usar da autoridade para ferir aos nossos irmãos. É necessário que aquele que usa esse anel, não o use para fins indevidos, exercendo uma autoridade carnal, visto que isso é abominação diante do nosso Deus.

II Corintios 13:10 – “Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação e não para destruir.”

Esse anel será grande instrumento de evangelismo e cura para muitos, pois segundo a palavra apostólica, as pessoas serão atraídas pela unção e pela curiosidade de entender o que ele significa. Assim poderemos testemunhar do amor de Cristo e usar a unção para resgatar vidas. Diante do aqui exposto, fica também estabelecido que o uso do anel não é opcional, mas a representação física de uma marca espiritual, para que todos os oficiais sejam honrados, abençoados e reconhecidos no mundo espiritual como homens e mulheres apostólicos.

Em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes (retirado do site www.escoladeprofetas.com.br)

Nenhum comentário: