quarta-feira, 26 de setembro de 2007

MOVER PROFÉTICO II

R12 – Bp. Marcelo (18/07/07)


MOVER PROFÉTICO II

Texto: I Reis 13:11-32


Para combater a idolatria que nos causa nojo é até fácil, enfim combater a idolatria que é exposta, que está diante nos nossos olhos não difícil, pois facilmente é vista e logo denunciada. O grande desafio é combater a religiosidade sedutora. O profeta velho representa essa ação religiosa, que não faz nada e ainda inveja quem realiza, conspira e quando pode, faz de tudo para pegar o lugar. Estamos diante da religiosidade camuflada. Precisamos gerar anticorpos para o povo e para os oficiais contra esta religiosidade.


PASSA O TEMPO (O tempo do religioso passou) – v 14 – Aquele profeta nunca se moveu. Percebemos, neste sentido, que a religiosidade vai atrás para parar, contaminar. É o roubo da realização.

MENTE (Aquele homem mentiu descaradamente) – v18 – Deus falou? Eu tenho de ter uma convicção para não ser enganado, pois a religiosidade traz mentiras. Preciso ter convicção das verdades de Deus na minha vida.

CLAMA, EXPÕE (A religiosidade expõe o erro) – v 20-21 – A religiosidade quer nos tirar no caminho para nos expor. Ela expõe para a destruição.

ACUSA – v26 – A religiosidade traz acusação para desmoralizar a pessoa, buscando desmoralizar o mover de Deus. Tem o objetivo de inviabilizar e tirar o crédito do que foi feito, realizado.

CRÊ MAS NÃO VIVE – v32 – A religiosidade não vive o que diz crer.

Nenhum comentário: